top of page

MULTIPLAS INTELIGENCIAS

Atualizado: 2 de fev. de 2023


A maioria das pessoas é totalmente “genial” em determinada área. Todo mundo é abençoado com uma mistura de muitas habilidades de diferentes tipos de inteligência. Em larga escala, é esta mistura que determina a unicidade. Conhecendo suas inteligências dominantes, vai aprender a usá-las combinadas uma a outra, trilhando assim seu caminho para o sucesso.

Testes de QI tradicionais perguntam (e tentam responder) à questão, “Quão inteligente eu sou?”.

Mede velocidade de resposta,

Voltada para o aprendizado escolar, avaliando a necessidade da intervenção do professor.

Relaciona  a capacidade intelectual com a idade da pessoa.

A teoria das Inteligências Múltiplas,  explora “como sou inteligente?”

A teoria de múltiplas inteligências foi desenvolvida em 1983 pelo Dr. Howard Gardner, professor de pedagogia na Universidade de Harvard. Sua teoria sugere que a noção tradicional de inteligências, baseada no teste de QI, é limitada. Ao invés de resumir a inteligência de uma pessoa em uma pontuação numérica, Dr. Gardner propôs identificar que tipo de inteligência cada pessoa tem. Ele originalmente propôs sete diferentes tipos de inteligência: linguística, matemática lógica, visual espacial, cinestesia corporal, musical, interpessoal e intrapessoal. Este número cresceu para oito com a adição da inteligência natural.

8 tipos de inteligências.

Apresentação por herança genética,

Apresentação por estímulos do ambiente social,

Apresentação diante da dedicação em habilidades evidenciadas,

Correlação entre suas inteligências atuantes e perfil profissional.


Gardner argumenta que essas inteligências raramente operam independentemente, elas complementam uma a outra enquanto uma pessoal desenvolve habilidades ou resolve problemas.

Por exemplo, um dançarino só pode ser excelente se ele tiver forte inteligência musical para sentir o ritmo, inteligência interpessoal para entender como pode inspirar a platéia e inteligência cinestesia corporal para lhe dar a agilidade e coordenação necessárias para completar os movimentos com sucesso.

Gardner acredita que há base tanto biológica quanto cultural para as múltiplas inteligências. Pesquisas neurológicas indicam que o aprendizado é resultado de modificações nas conexões sinápticas em diferentes áreas do cérebro.

Assim, enquanto determinadas inteligências podem ser altamente desenvolvidas em pessoas de uma cultura, estas mesmas inteligências podem não ser desenvolvidas em indivíduos em outra. isso significa que podemos desenvolve e aprimorar nossas “inteligências” em diferentes áreas através de treinamento e prática.

Tipos de inteligências não são fixados no nascimento, na verdade, é exatamente o contrário – elas são altamente desenvolvíveis. Sem dúvidas, uma pessoa pode ser limitada por determinada predisposição genética ou limitação física a alcançar um certo nível de eficácia (nem todo mundo, por exemplo, pode cominar um esporte ou instrumento musical com o mesmo nível de sucesso), mas todo mundo pode aumentar sua inteligência em todas as categorias aprendendo e praticando habilidades envolvidas.

Conhecendo seu modelo integrado de inteligência, vai poder saber exatamente quais inteligências influenciam você e quais inteligências você realmente domina.

Seu perfil com base nos 8 tipos de inteligências, definindo quais são suas inteligências dominantes.

Luci Cadossa – Psychtests HRTools



6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page