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PRINCIPAIS CAUSAS DA EVASÃO DAS UNIVERSIDADES




PROBLEMAS FINANCEIROS – problemas de natureza sócio econômica e um dos fatores

determinantes da evasão escolar.

Nesse ponto, muitos estudantes com necessidade de trabalho durante o período de estudos,

encontram dificuldades na compatibilização de horário de trabalho e estudos. Assim, alunos


dos cursos diurnos, principalmente das IES privadas são mais propensos à desistência. “A

necessidade de trabalhar é mais forte que a vontade de concluir o curso”.

REPETÊNCIA – reprovação em uma ou mais disciplinas consideradas “difíceis”.

DESPRESTÍGIO DA PROFISSÃO – relaciona-se o mercado de trabalho ao prestígio da

profissão no momento da inscrição no vestibular. O que é realmente contornado quando existe

a capacitação de habilidades para a profissão e transformação do prestígio e de novas

oportunidades criadas pelo próprio profissional.

PROFISSÕES ALTAMENTE VALORIZADAS – profissões que geram expectativas de

empregos garantidos, Inteligência elevada, dificuldade nos estudos e riqueza.

– Direito

– Engenharia

– Medicina

Outros cursos são marcados pela falta de prestígio social, levando à redução de demanda nos

vestibulares, com atividades socialmente pouco reconhecidas, vinculadas a salários menores e

a falta de garantia de emprego.

– Licenciaturas

– Bacharelado

DESMOTIVAÇÃO

O aluno ao ingressar na universidade é motivado pela expectativa de melhores condições de

vida e realização profissional. Porém, a desistência se dá pelo desejo de obtenção de um curso

superior com maior facilidade para conclusão, o que o leva a seleção de cursos menos

concorridos.

ORIENTAÇÃO VOCACIONAL/PROFISSIONAL

Desistência ou mudança de curso por falta de informação sobre a profissão e o curso.

Expectativas infundadas a respeito da profissão escolhida, decepção com o curso. Grave

consequência gerada pela ocupação indevida de vagas nas universidades públicas, pelo

desperdício financeiro que acarretam e pela não ocupação por estudantes de perfil adequado

para a carreira.

A escolha de profissões ao acaso, sem saber de estudos e as informações imprescindíveis ao

bom desempenho acadêmico.


A imaturidade, falta de conhecimento das próprias características de comportamento,

habilidades e aptidões levam ao baixo desempenho no desenvolvimento do curso escolhido.

Muitos ingressam em universidades sonhando em ficar ricos e exercerem uma profissão liberal.

Isso pode se dar como fato e objetivo certo quando o aluno pode usar as inteligências que

domina plenamente, provocando tranquilidade no desenvolver da carreira, criatividade nata e

capacidade para o assunto.

Ceder à vontade dos pais ou de parentes próximos é outro fator que provoca a desistência, já

que esses jovens procuram a realização dos sonhos alheios, e em muitos casos, nunca se

dando o direito de sonhar por si mesmos. Nessa linha incluímos empresários que desejam

deixar cargos ou fazer transição da administração dos negócios, médicos ou profissionais da

saúde que desejam deixar a clientela conquistada ao longo de anos para filhos ou familiares.

A importância da orientação vocacional no ensino médio é extremamente grande, já que a taxa

de desistência de cursos em nível universitário, segundo o IES, ultrapassa 50% dos

matriculados no processo seletivo.

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